Página inicial
Cinemática
Fluidos


Fenômeno

O princípio de Pascal diz que:

"Uma variação de pressão produzida num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente."

O princípio de Pascal tem inúmeras aplicações em engenharia, tais como elevadores hidráulicos, freios, comandos de máquinas pesadas, etc. Assista aos vídeos abaixo para ver alguns exemplos dessas aplicações.

Vídeos

Fonte: "Hydraulic System", YouTube


Fonte: "How hydraulic brakes work", YouTube


Fonte: "Syringe Actuated Mechanical Arm", YouTube


Explicação

Seja um líquido confinado num recipiente como o da figura abaixo, com aberturas de áreas SA e SB, sendo SA < SB, vedadas pelos êmbolos A e B de massas desprezíveis. Uma força FA aplicada sobre o êmbolo A produz uma pressão FA/SA sobre o líquido. De acordo com o princípio de Pascal, a pressão aplicada será transmitida integralmente para todo o volume líquido, às paredes do recipiente e ao êmbolo B. Portanto, a pressão transmitida ao êmbolo B, FB/FB, deverá ser igual a FA/SA. Como SB > SA, isso implica em que FB > FB. A transmissão pelo fluido da força aplicada, com sua consequente amplificação ou redução, é a explicação para os mecanismos exibidos nos vídeos acima



Referência

Wikipedia: Princípio de Pascal

Início