Página inicial
Cinemática
Fluidos


Fenômeno

O princípio de Arquimedes diz que:

"Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."

No experimento que veremos a seguir, um cilindro metálico maciço de cor azul pode ser perfeitamente embutido num copo metálico prateado. Isso significa que o volume interno do copo é exatamente igual ao volume do cilindro. O peso do conjunto, medido no dinamômetro, é de 13,5 N. Ao acrescentar água, de forma a fazer submergir o cilindro, a leitura no dinamômetro diminui para 10,0 N.

Vídeo

Fonte: "Archimedes' Principle Demonstration", YouTube


Explicação

A diminuição da leitura no dinamômetro de 13,5 N para 10,0 N significa que o empuxo da água sobre o cilindro é de 3,5 N. De acordo com o princípio de Arquimedes, o empuxo da água corresponde ao peso do volume de água deslocado pelo cilindro. Mas devemos lembrar que o volume interno do copo é igual ao volume do cilindro, que por sua vez é igual ao volume de água deslocado pelo cilindro. Portanto, quando o copo é enchido com água, o peso do sistema aumenta de uma quantidade igual ao empuxo da água sobre o cilindro. Isso faz com que o peso do sistema seja reestabelecido ao seu valor original, 13,5 N.

Referência

Wikipedia: Princípio de Arquimedes

Início