Filmes de experimentos de física

Início

Filmes de aulas de física

Início

Assistir filmes ajuda a aprender Física?

É claro que sim. Os filmes de experimentos de física são ótimo recurso para o aprendizado. Há poucos anos, havia enorme dificuldade para a obtenção de filmes com aulas e experimentos, sejam de física ou de qualquer outra disciplina. Após o advento da Internet e da disponibilidade de banda larga para navegação, é possível ter acesso direto a filmes de experimentos e aulas de física nas melhores universidades do mundo.

Início

Onde podemos encontrar filmes com aulas e experimentos de Física?

Você tem basicamente dois recursos para isso. A maneira mais fácil de encontrar filmes com aulas e experimentos de Física é por meio de busca no YouTube ou outros sítios que armazenam vídeos depositados por internautas. O outro recurso disponível é utilizar sítios de busca, como Google e Yahoo, para localizar o material por meio de palavras-chave adequadas. A busca em sítios armazenadores de vídeos pode ser mais produtiva, devido à especificidade do material disponível. No entanto, através dos sítios de busca podemos fazer pesquisa mais específica, pois os vídeos normalmente vêm acompanhados de texto explicativo, que pode ser usado na busca por palavras-chave. No YouTube, o texto explicativo é, na maioria das vezes, muito resumido e, freqüentemente, de má qualidade.

Há um porém, no entanto. A quase totalidade dos vídeos envolvendo experimentos e aulas de física disponíveis na Internet foram produzidos em lingua estrangeira, muitos deles em inglês. O aluno de graduação em ciências exatas não deve encarar isso como um obstáculo e sim como uma oportunidade. Concomitantemente ao aprendizado de física, é possível melhorar os conhecimentos de inglês e outras linguas.

Início

Quais os tipos de vídeo existentes e como é possível assisti-los?

Existem pelo menos 113 formatos de arquivos de vídeo, sendo que os mais importantes somam apenas 11. São eles:

 Sufixo  Descrição
 .3GP  3GPP Multimedia File
 .ASF  Advanced Systems Format File
 .ASX  Microsoft ASF Redirector File
 .AVI  Audio Video Interleave File
 .MOV  Apple QuickTime Movie
 .MP4  MPEG-4 Video File
 .MPG  MPEG Video File
 .QT  Apple QuickTime Movie
 .RM  Real Media File
 .SWF  Macromedia Flash Movie
 .WMF  Windows Media Video File

Para assisti-los, no entanto, há basicamente duas formas distintas:

IMPORTANTE: O mais importante pré-requisito para assistir vídeos através da Internet é dispor de conexão do tipo banda larga, com taxa de transferência de, no mínimo, 128 kb/s (quilobits por segundo). O ideal é uma taxa maior ou igual a 512 kb/s.

Quais os programas mais utilizados para assistir vídeos na Internet?

São muitos os programas utilizados para assistir vídeos no computador. Os mais utilizados são:

 Programa  Fabricante  Arquivos nativos
 Windows Media Player  Microsoft  ASF/WMF
 Real Player  Real Networks  RM
 Quicktime Player  Apple  MOV/QT


Início