Página inicial
Mecânica clássica - MIT - 01-12
Mecânica clássica - MIT - 13-24
Mecânica clássica - MIT - 25-35


Do que se trata?

Nos últimos dez anos, várias universidades de prestígio, tais como MIT, CalTech e Stanford, criaram vídeos de aulas ministradas em sala, frequentemente com os alunos presentes. Esses vídeos abrangem diversas áreas de conhecimento, como física, química, biologia, economia, direito, etc. Muitos desses trabalhos são de excelente qualidade em termos de conteúdo, embora nem sempre de boa qualidade técnica. Felizmente a maioria desses vídeos estão disponíveis no YouTube e podem ser vistos por todos.

Selecionei as melhores aulas de Física em vídeo disponíveis na internet, ministradas por professores de primeira linha. São aulas destinadas a alunos de graduação na área de ciências exatas e engenharias. Mas é preciso alguma preparação para assisti-las. É preciso reservar tempo em sua agenda para ver a aula do início ao fim. Tenha lápis e papel à mão para reproduzir os cálculos que o professor faz. Sempre que necessário, interrompa a exibição para dar tempo de compreender os conceitos expostos. Repita os trechos mal compreendidos. Se necessário, discuta esses trechos com seus colegas e com seu professor.

Mas não entendo inglês!

O YouTube possui um recurso chamado "Closed Caption" (legenda oculta), que é um sistema digital de captura de sons e geração de legendas. Na figuras abaixo, esse recurso aparece em destaque (CC). Se o botão CC estiver com fundo cinza, a função CC estará desabilitada. Com fundo vermelho, a função CC estará ativada.


A eficiência desse sistema depende da clareza com que o narrador fala. Para habilitar o closed caption, basta clicar sobre o botão CC. Feito isso, aparecerá na tela um menu flutuante com diversas opções. Para gerar legendas, escolha "Transcrever áudio" (ver figura abaixo).

As legendas são geradas em inglês, mas podem ser traduzidas para outros idiomas, incluindo o português. Para traduzir as legendas, escolha "Traduzir legendas". Essa operação fará surgir a caixa de diálogo "Traduzir". No combo de idiomas, escolha "Português - Português" e clique OK (ver figura abaixo).

Desejo a você um excelente aprendizado.

Prof. Anderson

Início