Página inicial
1. Medições
2. Tempo
3. Fundamentos matemáticos
4. Posição e deslocamento
5. Velocidade
6. Aceleração
7. Movimento


1 - Introdução 5 - Deslocamento em duas dimensões
2 - Posição em uma dimensão 6 - Trajetória e distância percorrida
3 - Posição em duas dimensões 7 - Latitude e longitude
4 - Deslocamento em uma dimensão  



Utiliza uma caça ao tesouro de piratas numa ilha deserta para introduzir os conceitos de posição e deslocamento.


Início



Utiliza o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para mostrar como é definida a posição em uma dimensão. Exibe algumas características da pista principal desse aeroporto. Mostra a orientação do aeroporto em relação à bússola. Definem alguns termos técnicos relativos à pista de pouso e decolagem.


Início



Utiliza o campo de futebol do estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, localizado em Belo Horizonte, para definir a posição em duas dimensões. Apresenta as medidas do estádio e mostra como utilizar um sistema de coordenadas cartesiano bidimensional para definir a posição dos jogadores em campo. Define a condição de impedimento no futebol e mostra que isso envolve conceitos de espaço e tempo. Exibe trechos de filmes com exemplos reais de impedimento no futebol. Mostra como as componentes dos vetores-posição dos jogadores podem ser usadas como critério para decidir sobre sua condição de impedimento.


Início



Define o deslocamento em uma dimensão e mostra a forma matemática apropriada de sua representação. Utiliza uma piscina olímpica e uma prova de natação como exemplo para ilustrar as situações típicas que aparecem no cálculo do deslocamento em uma dimensão. Mostra casos de deslocamento positivo, negativo e nulo.


Início



Define o deslocamento em duas dimensões como uma diferença entre vetores. Utiliza uma malha virtual de estradas para auxiliar a compreensão do cálculo do deslocamento de corpos em duas dimensões com o auxílio de vetores. Mostra como calcular o módulo e o ângulo que caracteriza a direção do vetor deslocamento. Mostra que, em certos casos, é possível calcular o deslocamento por meio de uma soma vetorial.


Início



Utiliza uma viagem de carro entre Vitória e Guarapari (ES) para definir duas grandezas importantes da cinemática, que são trajetória e distância percorrida. Mostra a cidade de Guarapari e algumas de suas peculiaridades. Indica o trajeto a ser seguido para ir de Vitória a Guarapari de automóvel. Utiliza imagens de satélite do Google Earth para ilustrar as situações discutidas. Mostra que a distância percorrida pode ser lida no hodômetro do automóvel, enquanto que o deslocamento corresponde à distância em linha reta entre os pontos inicial e final da viagem. Compara a distância percorrida com a distância em linha reta ao ir de Vitória a Guarapari.


Início



Define latitude e longitude e mostra que este é um sistema de coordenadas utilizado para localizar pontos sobre a superfície da Terra. Define aspectos importantes do sistema latitude-longitude, como a linha do equador, o meridiano de Greenwich, os pólos norte e sol, os paralelos e os meridianos. Mostra que a latitude varia de zero a noventa graus para o norte e para o sul a partir da linha do equador, enquanto que a longitude varia de zero a cento e oitenta graus para leste e para oeste a partir do meridiano de Greenwich. Mostra a latitude e a longitude de pontos turísticos como a Torre Eiffel, em Paris, e a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Mostra também as coordenadas da posição do naufrágio do transatlântico Titanic.


Início