Página inicial
1. Medições
2. Tempo
3. Fundamentos matemáticos
4. Posição e deslocamento
5. Velocidade
6. Aceleração
7. Movimento


1 - Introdução 5 - O Sistema Internacional de unidades
2 - Padrões de medidas 6 - Os Prefixos de SI
3 - Um exemplo de medição 7 - Incertezas e algarismos significativos
4 - Análise do exemplo de medição  



Discute as principais diferenças entre ciência e arte. Mostra que, enquanto as grandezas físicas podem ser mensuradas, não podemos quantificar objetivamente e de forma reprodutível as sensações pessoais que surgem da observação de uma obra de arte. Destaca que a medição é parte integrante de nossas vidas, embora nem sempre percebamos, e indissociável da atividade científica.


Início



Define padrões de medida e cita exemplos. Mostra um exemplo de criação de um padrão de massa que é utilizado para medir a massa de uma melancia.


Início



Utiliza como exemplo de medição a realização das medidas da largura e do comprimento de uma folha de papel para verificar se é uma folha A4. Neste exemplo, as dimensões reais da folha A4 são desconhecidas e, portanto, não podem ser usadas para a verificação das medidas. Para contornar a situação utiliza método alternativo inusitado.


Início



Discute os fatores que podem interferir na execução das medições de grandezas físicas. Introduz a noção de erro. Estabelece a relação entre a qualidade da medida e o nível de calibração do instrumento de medição.


Início



Introduz o estudante ao Sistema Internacional de Unidades (SI) e às suas grandezas físicas fundamentais. Discute os padrões de tempo, comprimento e massa do SI e suas respectivas unidades. Cita o Inmetro que, entre outras coisas, é o órgão federal responsável pela padronização de medidas físicas no Brasil.


Início



Discute os prefixos utilizados para representar múltiplos e submúltiplos das unidades do SI. Também mostra como esses prefixos podem ser usados para definir termos associados com a ordem de grandeza das estruturas relacionadas às medições que utilizam esses prefixos.


Início



Introduz o estudante à noção de incerteza como um fator indissociável da execução de medidas de grandezas físicas. Utiliza o exemplo da medição do comprimento e da largura da folha de papel A4 para ilustrar a origem da incerteza nas medidas físicas.


Início